13 de Agosto de 2025 postado por Paola Zanon
Ao longo da temporada passada muito se falou sobre a incrível evolução de Austin Reaves no Los Angeles Lakers —tanto que ele provavelmente receberá um contrato com salário acima dos US$ 30 milhões anuais. Mas um outro nome que também evoluiu acabou ficando fora dos holofotes: Rui Hachimura.
A discreta evolução de Hachimura
No Lakers desde janeiro de 2023 graças a uma troca com o Washington Wizards, Rui Hachimura logo conquistou espaço na rotação de Darvin Ham. No time da capital, o japonês ainda não tinha feito nenhum jogo como titular naquela temporada, mas as coisas foram diferentes em Los Angeles.
Para começar, logo que Rui chegou, LeBron James se machucou. Anthony Davis também ficou fora de alguns jogos. Então, dos 33 que fez pelo Lakers até o fim da temporada regular, ele acabou sendo titular em nove, com uma média de 22 minutos e quase 10 pontos por partida.
No ano seguinte, o cenário ficou ainda melhor: dos 68 jogos que disputou, Rui foi titular em 39 —mais da metade. Sua média de pontos deu um salto para 13,6 enquanto manteve a eficiência em rebotes e aumentou seu número de assistências. Mas sua maior chance veio com a chegada de JJ Redick como treinador principal.
Hachimura na era JJ Redick
Quando assumiu o Lakers para estrear em 2024-25, JJ Redick recebeu uma missão muito clara: criar uma cultura na franquia. E como se cria uma cultura? Aprimorando jovens talentos, como Hachimura e Reaves, para que eles se desenvolvam ao mesmo passo em que criam sua identidade como um Laker.
Para Rui, o resultado foi sua melhor temporada na carreira até agora, com uma evolução dos dois lados da quadra. Ainda que tenha caído 0,5 na média de pontos, o japonês alcançou mais de 40% de aproveitamento nas bolas triplas —algo bastante trabalhado por Redick. Ainda no ataque, sua média de assistências subiu dois décimos, enquanto os rebotes ofensivos subiram quatro décimos.
Na defesa, o ala-pivô também melhorou em rebotes, além de ter aumentado sua média de roubos em 20% em relação à temporada anterior. Essa discreta evolução pode até ter passado longe dos holofotes, mas não passou despercebida pelo treinador, que o colocou na rotação permanente do Lakers com um lugar no quinteto titular.
Os únicos jogos que Hachimura saiu do banco foram os dois seguintes à sua lesão no joelho, no começo de 2025. Isso significa que ele se tornou um jogador eficiente para a maior franquia de Los Angeles.